sexta-feira, 24 de maio de 2013

Editores de imagem gratuitos - Dica

programas gratuitos para criar e editar imagens

Hoje venho comentar com vocês a respeito de alguns programas gratuitos para tratamento e edição de imagens, e também para fazer algumas montagens mais simples. Para vocês terem uma idéia, a imagem que coloquei no início deste post foi montada somente com essas ferramentas!!! Neste primeiro post somente comentarei a respeito das ferramentas, porém sem detalhes de instalação e uso. Farei tutoriais específicos sobre cada um dos programas, basicamente sobre sua instalação e principais ferramentas, mostrando opções mais avançadas dos programas.

GIMP
GIMP
GIMP é a abreviatura, em inglês, de GNU Image Manipulation Program. Em português significa Programa de Manipulação de Imagens GNU (GNU é um tipo de licença largamente utilizada pelas comunidades de Software Livre, como o Linux, por exemplo).

O programa é bem leve e ocupa cerca de 100MB de espaço no HD. Possui versões para Windows, Linux e Mac. É um programa que possui recursos profissionais, e que ainda pode receber outras funcionalidades através da instalação de plugins. Devido à sua robustez, alguns profissionais o adotaram como ferramenta padrão para criação, edição e manipulação de imagens. Alguns chegam a compará-lo com o PhotoShop, eu não chegaria à tanto, mas com certeza é um ótimo programa que substitui facilmente os softwares proprietários (pagos). Se você utiliza versões crackeadas ou piratas de programas para edição de imagens, convido você a experimentar o GIMP e abandonar de vez a ilegalidade.

Download:
Programa - O download do programa pode ser feito através desse link.
Plugins - Já o download dos plugins para o GIMP podem ser feitos através do fórum de discussão do programa, através desse link. Para fazer o download de alguns plugins é necessário estar cadastrado no fórum, já outros podem ser baixados diretamente, sem necessidade de cadastro.

Mais informações:
Idioma: Português Brasileiro
Tamanho do instalador: Aproximadamente 19MB
Licença: Opensource (gratuito)
Tipos de uso: Básico/Intermediário/Avançado


Paint.net

Paint.Net

Paint.net é outro excelente programa gratuito para edição de imagens. O programa é extremamente leve, e pelo fato de ser gratuito traz recursos interessantes, redimensionar imagens com ele é bem simples. O instalador do programa tem menos de 4MB, um absurdo se comparado à outros programas do mesmo tipo. Assim como o GIMP, as funcionalidades do programa podem ser ampliadas com o uso de plugins, o que o torna bem flexível.

Pelo fato de trabalhar com camadas, dá para fazer ótimos trabalhos nele, inclusive copiar as imagens de uma sessão do programa, criar um novo arquivo e colar as imagens da sessão em que se trabalhava anteriormente.

Download:
Programa - O download do programa pode ser feito nesse link.
Plugins - Para baixar os plugins, acesse este site.

Mais informações:
Idioma: Português Brasileiro
Tamanho do instalador: Menos de 4MB
Licença: Gratuito
Tipos de uso: Básico/Intermediário/Avançado

PhotoScape

PhotoScape

Outra excelente alternativa gratuita para manipulação de imagens é o PhotoScape. Este programa não possui tantos recursos profissionais, porém os seus recursos para fazer montagens e também para diminuir o tamanho das imagens para publicação em blogs/sites são ótimos. O recurso "mosaico" do programa permite que façamos montagens com várias fotos de modo simples e rápido, bastanto escolher as imagens e colocá-las na ordem em que se deseja que apareçam na montagem.

Download:
PhotoScape - O download do programa pode ser feito neste link. Infelizmente este programa não possui plugins para ampliar suas funcionalidades, mas não deixa de ser uma ótima opção para quem precisa fazer montagens rápidas, seja para usar com as fotos da família ou com as imagens de seu blog ou site.

Mais informações:
Idioma: Português Brasileiro
Tamanho do instalador: Aproximadamente 17MB
Licença: Gratuito
Tipos de usuário: Básico/Intermediário

PhotoFiltre

PhotoFiltre

O PhotoFiltre é outra excelente opção para edição de imagens. Este programa é desenvolvido por um francês, e inicialmente estava disponível somente neste idioma, porém atualmente suporta vários idiomas, inclusive o nosso. Existem duas versões do programa: O PhotoFiltre (gratuito) e o PhotoFiltre Studio X (que é pago, e pode ser adquirido por cerca de 50 Euros). A versão comentada neste post é a gratuita, que acredito ser útil para muitos usuários. Infelizmente a versão gratuita não possui o recurso de trabalhar em camadas, o que acaba prejudicando um pouco o rendimento. Como tudo é feito em "uma camada só", se você digitar um texto e quiser modificá-lo terá problemas com a personalização. O ideal é baixar o programa para conhecê-lo e utilizá-lo, verificando se seus recursos são suficientes para a uso que se espera. A versão portátil não necessita de instalação, basta decompactar e usar. Se você estiver com dificuldades para descompactar arquivos, recomendo o 7-zip. Você pode aprender mais sobre o uso do 7-Zip lendo a parte 1 e parte 2 dos tutoriais deste programa.

Downloads:
Versão instalável (em inglês) - O download desta versão do programa pode ser feito nesse link.
Versão portátil (em inglês, não necessita instalação - é só descompactar e usar) - Download nesse link.
Pacote de tradução para o Português - Download aqui.

Mais informações:
Idioma: Inglês (possui pacote de tradução para nosso idioma)
Tamanho do instalador: Aproximadamente 5MB
Licença: Gratuito
Tipos de usuário: Básico/Intermediário

Nos próximos posts, farei tutoriais explicando melhor o uso de cada um dos programas comentados aqui, mostrando como instalá-los e os principais recursos que possuem.



Fonte : Blog do Claudio

Nenhum comentário:

Jogo nft barato. Crypto Godz Já tá listado na coingecko e coinmarketcap.

  O NOVO CRYPTO MINES TÁ CHEGANDO!  🚀Análise Axl🚀 Conheçam o Crypto Godz. O jogo tem o amado sistema ORACLE (Sempre é o mesmo valor pra e...